terça-feira, 2 de junho de 2009

Saudades de Lisboa


Já vivi uns anos em Lisboa.
E desses tempos tenho muitas saudades.
Porque era uma vida diferente, era um eu diferente, era eu sozinha numa cidade que não era a minha...
Agora voltei ao Porto e a minha vida é cá, e nesta vida de cá já não sou só eu.

Não está em causa ser mais ou menos feliz, está em causa serem tempos diferentes.

Tenho saudades da luz da cidade, das ruas, das calçadas, dos miradouros, do bairrismo e de ser uma cidade grande.
Tenho saudades de descer e subir a Rua do Século todos os dias, de deambular pelo Bairro Alto, de me perder rua acima rua abaixo, de calcorrear o Chiado vezes sem conta.

Tenho saudades de vaguear pelas ruas e de me sentir anónima. Essa sensação impensável cá no Porto, mas que me dava um enorme gozo em Lisboa.
Tenho saudades de consumir cultura desenfreadamente; a oferta cultural na capital não se compara à do Porto e a minha disponibilidade de agora também não se compara à que tinha na altura.

Saudades de ter vários restaurantes vegetarianos à escolha, dos almoços n’Os Tibetanos, no Terra, na Colmeia,…

E dos passeios ao fim de semana a Cascais, ao Guincho ou a Sintra. Dos surfistas da Praia Grande….

Saudades muitas, mesmo. Fui muito feliz em Lisboa.
Foram uns anos de descoberta de mim e de uma outra cidade, e de mim sozinha numa outra cidade.
Esse tempo já passou e esse eu já não existe.
E a verdade é que às vezes as saudades da cidade confundem-se com as saudades que tenho desse tempo.
Dessa minha liberdade.