terça-feira, 21 de julho de 2009

A Índia

Fascínio.
Pelo misticismo, pela sua história, pela cultura, por ser a terra do Gandhi, pela grandeza dos contrastes, pela sua enorme beleza.

É um país que marca.
Provoca emoções fortes. Ou se ama, ou se odeia.
Impossível ficar indiferente. A primeira sensação quando se chega à Índia é de choque.
Um verdadeiro choque cultural.

Calor extasiante, multidão, caos no trânsito, buzinas, pobreza indescritível, cheiro intenso, sujidade, pedinchice.
Grandeza dos monumentos, olhos lindos, rostos marcantes.
As cores dos saris. Os tecidos.

A Índia era um dos meus sonhos de viagem e foi até agora a minha viagem de sonho. Fui à Índia ainda sem filhos, à aventura, sem nada marcado, 3 semanas….E que aventura….

Chorei na Índia.
Chorei de irritação por quase não conseguir dizer NÃO, eu NÃO quero comprar um tapete….(é que eles têm esquemas, e são mesmo insistentes).
Chorei ao ver a morte muito perto….fechei os olhos numa ultrapassagem, agarrei-me ao meu marido, e pensei, é desta, vamos ficar por aqui, debaixo daquele camião azul que vem aí a buzinar e é tão grande, e está mesmo aqui em cima de nós, e o anormal do taxista impávido e sereno, com o braço de fora, a continuar a ultrapassar sem se desviar….só mesmo no último segundo…., não morri, mas estive mesmo quase….
Chorei no Taj Mahal, porque é grandioso e lindo de morrer….
Não chorei em Varanasi, mas senti desconforto, ao andar pelas águas do Ganges a ver cadáveres de vacas a flutuar, a ver as cremações, …..Varanasi é muito intenso….

Tudo é intenso, na Índia, até a comida.
Mas a verdade é que eu adorei.

Deslumbrei-me com o Rajasthan e as suas 3 cidades fantásticas (Jaipur, Jodhpur (a cidade Azul) e Udaipur, esta última com o lendário Lake Palace Hotel no meio do lago); deslumbrei-me a assistir a um casamento indiano, para o qual fomos convidados a entrar, assim, sem mais nem menos….; arrepiei-me como já disse em Varanasi e estremeci logo à chegada, em Nova Dehli, porque ninguém está preparado para chegar pela 1.ª vez a Nova Dehli..
Tínhamos planeado ir ao deserto, mas aconselharam-nos a não ir. Estariam 46º.
Terminei então a minha viagem em Goa, onde as temperaturas baixaram aos 33.º e onde conheci uma família de portugueses com familiares a morar no Porto….! Acabei a dar um passeio na vespa do filho dos donos da casa, que prontamente nos emprestou a mota para passarmos o dia….


Falam-me da Índia e os meus olhos brilham. Falam-me da Índia e eu não me apetece parar de sonhar com o dia que lá vou voltar, ….


(e continuo sempre, a pensar em lugares distantes...)